A maioria dos negócios no Brasil é movimentado pelas micro, pequenas e médias empresas, que geram empregos e riquezas para o país e contribuem para o crescimento do nosso Produto Interno Bruto (PIB), desempenhando um importante papel para a nossa economia.

Porém, muitas delas acabam encerrando suas atividades com poucos anos de funcionamento. Isso se deve, geralmente, a uma gestão pouco eficiente nos negócios. Já que um dos fatores primordiais para o crescimento e a boa administração de uma empresa é ter uma adequada assessoria contábil.

Por que muitos negócios não dão certo?

As principais falhas que as empresas costumam cometer e que podem acarretar o seu fechamento é na administração do fluxo de caixa e do capital de giro.

Fluxo de caixa é o instrumento que permite projetar para períodos futuros as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, com base nas informações já existentes, permitindo visualizar como será o saldo de caixa no período estimado. Mas para que funcione, é necessário ter os controles financeiros bem organizados.

Já o capital de giro é usado para financiar as operações da empresa, seja para compras de estoque ou matéria-prima, pagamento de fornecedores, financiamento aos clientes, pagamentos de salários e outras despesas operacionais. Como o próprio nome diz está relacionado às contas ou investimentos que giram ou movimentam uma empresa.

O desequilíbrio entre as entradas e saídas de recursos, pode comprometer financeiramente a empresa. E se não houver uma orientação adequada, é bem possível que essa empresa acabe fechando as portas.

Com o mercado cada vez mais competitivo, o empreendedor precisa estar munido das informações corretas sobre seu negócio para uma tomada de decisão assertiva. Nesse momento é que o papel da contabilidade faz a diferença.

A importância de uma boa gestão contábil para o sucesso do seu negócio

O contador é o profissional responsável por trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial das empresas e por analisar as melhores alternativas para um determinado tipo de negócio, cuidando não apenas da burocracia, mas servindo também como uma espécie de consultor para o empreendedor.

Para manter a saúde da sua empresa é essencial entender que a contabilidade, quando de posse das informações corretas, é a maior fonte de informações sobre o patrimônio, sobre os investimentos e sobre a situação financeira do seu negócio, que são cruciais para uma boa gestão.

A importância das informações contábeis vai além da burocracia, do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias, trabalhistas e legais. Uma boa Gestão Contábil utiliza os registros e controles com o objetivo de gerir a empresa, dando suporte ao empresário para a tomada de decisão.

A contabilidade deve fornecer, além dos relatórios oficiais exigidos pela legislação, análises financeiras e tributárias que podem ser utilizadas como instrumentos de apoio na administração e planejamento futuro do negócio, proporcionando decisões mais acertadas.

Comente aqui no blog o que você achou dessas informações e entre em contato com a Fit Contábil para saber mais. Esperamos por você!

Open chat
Fale conosco!