A contabilidade é algo de extrema importância para manter a saúde financeira de uma empresa, pois é responsável por cumprir adequadamente e nos devidos prazos, as exigências fiscais e legais demandadas pelo governo. Além disso, as informações advindas de uma boa administração contábil são essenciais para a tomada de decisões estratégicas de um negócio.

Apesar disso, ainda são cometidos alguns erros que podem ser responsáveis pelo encerramento de tantas empresas, poucos anos após a sua abertura. E para ajudá-lo a evitar que isso aconteça com você, a FIT Contábil relacionou abaixo 3 falhas bem comuns nas micro e pequenas empresas.

Planejamento tributário deficiente

Geralmente, pequenos empresários têm dificuldades de gerenciar e entender claramente a questão dos impostos e tributos cobrados no Brasil. Os impostos variam de acordo com o tipo de regime tributário no qual a empresa se encaixa e este é definido pelo faturamento anual, ramo de atividade e margem de lucratividade.

Fazer a escolha correta do modelo de tributação mais adequado para sua empresa pode se traduzir numa economia significativa. Para isso, é importante que o gestor busque se informar e obter o suporte necessário para que possa chegar a um planejamento tributário eficiente.

Falta de organização

Muitos problemas enfrentados pelas empresas têm origem na falta de organização dos documentos contábeis e na desatenção com a agenda de pagamentos das obrigações fiscais. Além de gerar multas desnecessárias que poderiam ter sido evitadas, isso pode acarretar outros prejuízos, por exemplo a falta de uma certidão negativa de débitos (CND).

Invista um pouco do seu tempo para encontrar uma forma de organização que mais se adeque às particularidades do seu negócio. Uma alternativa é encontrar um sistema que permita controlar todas as receitas e despesas, digitalizar os documentos contábeis, criar lembretes para as datas de vencimentos das contas ou fazer agendamentos. Atualmente existem muitos recursos disponíveis que não exigem grandes investimentos, portanto, não existem desculpas para a desorganização.

Misturar as contas da empresa com as contas pessoais

Esta não é a primeira vez que falamos aqui no blog sobre a necessidade de separar as contas pessoais das contas da empresa, mas sabemos que essa prática ainda é comum. Se as contas estão misturadas, fica muito difícil fazer o controle financeiro do negócio e ter uma visão clara do quanto ele está rendendo. Sem essa informação é praticamente impossível definir de forma adequada os novos investimentos ou novas estratégias.

Gostou desse artigo? Comente aqui no blog e entre em contato com a Fit Contábil para saber mais. Esperamos por você!

[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” top_margin=”40px” border_size=”0″ alignment=”center” /][fusion_sharing tagline=”Share this post” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Open chat
Fale conosco!